quinta-feira, 22 de julho de 2010

A internet nas eleições (Coluna Cena Política - Rádio Catedral FM 102,3)


Olá, boa tarde! Muito tem se questionado sobre o uso dos novos recursos de comunicação nas próximas eleições. Falo, especialmente, da internet e das famosas redes sociais de relacionamento – orkut, facebook e twitter –, capazes de diminuir a distância entre o emissor e o receptor das informações, além, é claro, de dinamizar a comunicação. O caso concreto da eleição de Barack Obama nos EUA, onde a internet foi largamente utilizada na promoção das candidaturas, convidou especialistas em campanhas eleitorais e pensar sobre a possibilidade de se repetir no Brasil o chamado “fenômeno Obama”. Seguramente, os novos recursos de comunicação terão um papel significativo nas eleições de 2010. Não somente em relação à capacidade dos candidatos de atingir um público maior em menor tempo, ampliando seu “espaço” nos debates para além da propaganda eleitoral gratuita, como também na possibilidade mais igualitária de produção das informações. Isso porque, a internet caracteriza-se por uma ferramenta que permite que os seus usuários tornem-se emissores de informação, criando seus blogs, divulgando suas fotos e propondo suas críticas com o mínimo de conhecimentos técnicos. Hoje, mais do que nunca, podemos produzir informações sem sermos especialistas, o que torna, sem dúvida, o acesso ao debate político mais igualitário. No entanto, a velocidade com a qual novas mensagens são produzidas não é acompanhada da igual capacidade de assimilar tais informações. Todos os dias novas postagens em blogs e similares cobram do público uma atenção que por vezes não existe. Isso fará com que os tradicionais meios de comunicação – jornais impressos e televisivos, sem falar na odiada propaganda eleitoral gratuita – ainda sejam os principais mecanismos de divulgação das campanhas. Assim, rádio e TV atuarão como filtros, conferindo importância ao que será divulgado na internet. Nessa direção, as mensagens audiovisuais – tendo o youtube como fórum privilegiado – tendem a assumir o protagonismo. O mais importante nesse debate, contudo, é que o eleitor se conscientize do seu novo papel, menos passivo e cada dia mais ativo na formação da opinião. Se muito se critica os maus exemplos da política, que aproveitemos a internet para tornar as eleições o quanto mais o lugar dos bons exemplos, sugerindo, criticando, pensando, se ocupando dos problemas do nosso país. Boa tarde a todos e até o Cena Política da semana que vem!

A coluna Cena Política vai ao ar todas as quitas (por volta das 14:30h), na Rádio Catedral FM 102,3.

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