domingo, 5 de setembro de 2010

Painel - Tribuna de Minas

Pane na estratégia

Entre a polícia e a política, o episódio de quebra do sigilo fiscal da filha do candidato José Serra tem dois olhares: o Governo considera que é um assunto para a Polícia Federal, enquanto a oposição leva o debate para os palanques. Tal escândalo tem chances de mudar o cenário das pesquisas, nas quais a candidata Dilma Rousseff lidera? Para o professor Diogo Tourino, da Universidade Federal de Viçosa, isso só deverá ocorrer se o PSDB tiver novas informações vinculando diretamente o ocorrido à candidata petista. “O que ora ocorre atesta, isso sim, uma pane na estratégia de campanha tucana. O grande erro foi não ter defendido, antes, o Governo FH, buscando, com isso, distinção em relação ao Governo Lula”, observou. Para o cientista político, abandonar o ex-presidente fez com que Serra ficasse sem norte. Acrescenta que Dilma precisa derrapar feio para perder as eleições.

Não afeta

Mestre e doutorando pelo Iuperj, o professor Diogo Tourino observa que a quebra de sigilo deverá ser diluída naquilo que a campanha de Dilma tem de mais forte: “O voto retrospectivo com fundamento econômico - na linguagem da ciência política - ou mais dinheiro e maior poder de compra definindo o candidato em que a grande e esmagadora maioria dos brasileiros votará”. As pesquisas confirmam sua ascensão.

Incapacidade

Finalmente, o cientista político adverte para a desqualificação da política que pode ser observada em algumas candidaturas. Ele cita especialmente os casos do comediante Tiririca e da animadora de palco Mulher Pêra, ícones da despolitização e despartidarização. Tourino lamenta o fato de a eleição nacional não ser capaz de construir um momento de grande inflexão dos problemas nacionais.

Com legenda

A Câmara promulgou projeto vetado pelo Executivo, de autoria do vereador Dr. Luiz Carlos, tornando obrigatória a instalação de placas informativas sobre a existência de equipamentos de aferição de velocidade em sinalização horizontal, por meio de legendas, e em sinalização vertical, por meio de braço projetado. As placas indicarão a existência de radares, pardais e lombadas eletrônicas. Junto a isso, a frase “Não corra, não bata, não mate, não morra”.

Feriadão

A cidade para amanhã em razão do feriado de terça-feira. As repartições públicas funcionarão apenas em regime de plantão, como é o caso da Justiça Eleitoral. Bancos e comércio terão movimento normal, mas, quando ocorrem feriados esticados como este, o movimento cai acentuadamente. O Sindicomércio e a Câmara dos Dirigentes Lojistas entendem que as vendas nos demais dias da semana também ficam comprometidas.

Publicado no jornal Tribuna de Minas, Juiz de Fora-MG (05 de setembro de 2010).

Nenhum comentário: